domingo, 25 de janeiro de 2009

O Que Fazer?

Com os recentes encerramentos nas freguesias "perdidas" do interior, fica uma questão por esclarecer: O que fazer com as escolinhas primárias onde grande parte de nós aprendeu a ler e a escrever? Sim...O que fazer com aquelas fantásticas construções? Construções que poderiam até ter dado origem a um novo estilo arquitectónico, mas que com o seu fecho, muito provavelmente ficarão envolvidas por grandes silvados. Elas e todo o espaço adjacente onde passávamos os intervalos na galhofa.
A questão não é simples de responder, mas num destes dias um dos grandes pensadores com quem convivo teve uma ideia genial. Comprar as escolinhas e fazer delas tasquinhas tradicionais.Sim, aquelas onde podemos beber uma tacinha de tinto e comer uma bela sandes de torresmos ou coiratos. Um local de convívio onde se pode passar um belo domingo à tarde a jogar uma sueca, um domino, umas damas ou ate à malha. Onde podemos discutir futebol, os casos da jornada, os penaltis roubados ao Glorioso, tudo isto enquanto bebemos o respectivo tinto.
Certamente, esta não é uma solução para estas escolas do 1º ciclo, mas sim, a solução. Pois, pelo andar da carruagem as nossas escolinhas vão ser abandonadas por todos.
P.S: Se bem que, alguns jovens lhe dão grande utilidade. Quer para levar umas míudas, quer para apanhar umas grandes broas.

Sem comentários: