sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maias à porta, pois então!

A noite está fria, as minis bebidas, 1h40 no relógio, chego à entrada do prédio e deparo-me com este cenário!



hum? que raio é isto? bruxaria? que coisa estranha!

Lá entrei dentro de casa quase a correr para o pc, enquanto a minha cabeça dava voltas e voltas... estamos a entrar em Maio, aquilo são giestas, também conhecidas por maias... pc ligado, busca no google et voilá! Descobri então que ..."é tradição exibir um ramo de giesta no dia 1º de Maio, alegadamente como protecção contra o carrapato (identificado com o demónio ou com o mau-olhado)." Atrevo-me a dizer que isto me descansou e tenho que agradecer à minha vizinha ter colocado as ditas giestas na porta do prédio, em vez de só as por na sua porta de casa, incluindo-me assim na luta contra o demónio (uuuuuuuuu) e o mau-olhado (eu que até nem vejo lá muito bem... a miopia também não deixa ter um bom olhado, né?)! Obrigada Sra. Vizinha, juntas lutaremos contra o tal do "carrapato"! Xô carrapatos, xô!

E tudo isto ainda serviu para aumentar a minha cultura, pois encontrei a Lenda das Maias que justifica, por assim dizer, esta tradição! Não resisto a partilhá-la convosco!

Era uma vez... "Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto."

E aos demónios digo: tenham medo, muito medo... que eu tenho giestas à porta! Ah pois é! :p

Sem comentários: