terça-feira, 26 de maio de 2009

Loendros em Flor!!!!

Amigos!
Depois de uma longa ausência, voltei!
Não quero ser nostálgico, mas em Maio, lembro-me sempre de dar um passeio na minha terra natal em Cambarinho - Campia, para ver os loendros em flor.


Dos muitos anos que vi florir este arbusto, nunca me canso de rever o espectáculo de cor que nos proporciona. Mais do que proteger este arbusto, deveria-se proteger esta micro-paisagem que embeleza Lafões.


(...)
“O Rhododentron Ponticumm, vulgo loendro, é um arbusto de crescimento espontâneo na Península Ibérica. Apresenta as folhas alongadas e flores vermelho-violáceas de rara beleza. Prefere as zonas húmidas onde emoldura ribeiros e regatos como acontece em Cambarinho onde, nos meses de Maio e Junho, os olhos dos visitantes se podem maravilhar com um magnífico espectáculo de cor pela sua floração.Esta comunidade de loendros, a mais importante do nosso país, encontra-se protegida pelo Decreto-Lei nº 364/ 71, de 25 de Agosto que criou a Reserva Botânica de Cambarinho que determina a protecção desta espécie e de outras, para além da fauna existente nos seus 24 hectares de extensão. Sendo uma planta venenosa foi perseguida, através dos tempos, como planta indesejável nas matas e nos campos de cultivo por parte dos proprietários do gado, pois por vezes o gado ingere as folhas, originando graves perturbações nos animais e que podem levar à morte. Devido à sua rara beleza, o seu corte serve para enfeitar as ruas, edifícios e andores na altura das procissões religiosas. Servem também para a construção das “sebes” dos carros de vacas, dada a maleabilidade das suas varas para o trabalho de encanastrar. Não fora esta utilidade e a sua extrema beleza e, talvez, fosse impossível o encanto que, hoje nos proporciona e que obriga todos os amantes da Natureza a uma visita à Reserva Botânica de Cambarinho.”

in http://www.ebi-campia.rcts.pt/Campia4.htm / Escola Básica Integrada de Campia

Sem comentários: